Análise Orientada a Objetos, Design Orientado a Objetos e Programação Orientada a Objetos – Qual a Diferença?

A Análise Orientada a Objetos (OOA) é o processo de examinar um problema, sistema ou tarefa (que alguém deseja transformar em uma aplicação) e identificar quais serão os objetos e como serão as interações entre eles. Ou seja, o objetivo da análise é ter um conjunto de requisitos.

No desenvolvimento de software, os estágios inicial da análise incluem entrevistar clientes, estudar seus processos e eliminar possibilidades. Mas principalmente a identificação de objetos e ações daquele. Ex: Revisão de histórico; procurar, comparar, encomendar e comprar produtos.

A partir da identificação desses requisitos, na etapa de Design Orientado a Objetos eles serão convertidos para especificações de implementação. Especificações de implementação pode ser visto como um conjunto de classes e interfaces que poderiam ser implementadas em qualquer linguagem de programação POO.

O designer deve nomear objetos, definir comportamentos e especificar formalmente quais objetos podem ativar comportamentos específicos em outros objetos.

POO é o processo de converter o OOD definido em um sistema funcional.

Fontes: https://github.com/filipedwan/poo_python_aulas_2019_2/blob/master/Cap%2001%20-%20Design%20em%20POO/aula_01.pdf

Phillips, Dusty. Python 3 Object-oriented Programming – Unleash the power of Python 3 objects. “Packt Publishing”, 2015. Second Edition.

Leave a comment